segunda-feira, 1 de junho de 2009

A AFETIVIDADE E A AUTO-ESTIMA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA




Estabelecer na sala de aula um clima de confiança, incentivo, estímulo e apoio é primordial para que os alunos desenvolvam a autoestima necessária que os auxiliará na sua vida de estudante e profissional.
A educação embasada no poder e no controle tende a não ser significativa ao aluno, pois indica que os indivíduos não são dignos de confiança e não podem resolver os problemas por si só. Isso é reflexo da hierarquia, onde deve existir pode para obter o controle da maioria.
Porém, a afetividade e os incentivos reforçam as buscas pelo conhecimento, os resultados, as trocas, a comunicação e a união de grupos.
Um ambiente onde existe a pedagogia da compreensão, a afetividade e educação que favorece os assuntos que dizem respeito ao dia a dia da comunidade juntamente com os trabalhos em grupo, prende a atenção da classe pois multiplica as pontencialidades que cada aluno possui dentre de suas possibilidades.
A formação dos educadores não costuma ter conteúdos relacionados ao emocional ou ao afetivo, mas sim ao oral e textual. Por esse motivo ficam condicionados a valorizar mais o erro do que o acerto. É necessário que também os professores desenvolvam sua autoestima para que se sintam bem como profissionais, tenha equilíbrio para lidar com as questões em sala de aula e possam educar num ambiente afetivo refletindo para as crianças sinais de confiança, positivismo, flexibilidade e abertura.




http://www.eca.usp.br/prof/moran/afetividade.htm

2 comentários:

  1. Camila.
    Acretito que devemos manter este clima de confiança, estímulo e confiança para desenvolver a autoestima dos nossos alunos.

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  2. Cá, eu também acredito muito no poder que tem no afeto,no vínculo construído entre a professora e o aluno, em especial com "aquelas crianças" que tanto nos chamam atenção, por falta de limites, não cumprimento de regras,... esses alunos necessitam muito de nós!!

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